NOTÍCIAS

Informações sobre ações desenvolvidas no nosso Ponto de Cultura

Eventos, Editais e Informações relacionadas a Cultura e Arte

GOIAS SOCIAL - ENTREGA DOS CERTIFICADOS.jpeg

SERVIÇO:
ENTREGA DOS CERTIFICADOS E CARTÕES DO CRÉDITO SOCIAL E BOLSA QUALIFICAÇÃO

DATA: 22 DE SETEMBRO DE 2022

HORÁRIO: A partir das 17h

THUMB - YOUTUBE.jpg

Semana da Cultura Hip Hop - 6ª edição (extraordinária)

DATA: DE 20 À 26 DE MARÇO DE 2022

HORÁRIO: A partir das 20h (Exceto dia 20/03 que inicia-se as 19h)

LINK: https://www.youtube.com/programahiphopemcena

LOCAL DE GRAVAÇÕES E TRANSMISSÕES: Casa de Cultura da Juventude - Ponto de Cultura

Sobre o evento e a programação:

Após dois anos de paralisação em virtude da pandemia do Covid-19, a Semana da Cultura Hip Hop está de volta e chega à sua 6ª edição. Assim, um dos maiores eventos de Hip Hop de Goiás acontecerá on-line, em formato de lives. As ações culturais acontecem virtualmente entre os dias 20 a 26 de março, sempre partir das 20h (Exceto Domingo 20/03 que inicia-se as 19h), no https://www.youtube.com/programahiphopemcena. Todo conteúdo terá intérprete de Libras com a profissional Cida Costa.

As transmissões da Semana da Cultura Hip Hop terão apresentações culturais de Rap, acompanhada de performance de DJs. Além disso, Break-dance/Street Dance (dança de rua), Batalhas de MCs (rimas de improviso) e mural de grafite. Elas acontecerão diretamente da Casa de Cultura da Juventude – Ponto de Cultura, no Jardim Guanabara 2, em Goiânia. Ademais, em gravações externas na Rua do Lazer, Rua 8, no Centro da capital.

O evento

A Semana da Cultura Hip Hop é voltado para o fortalecimento de iniciativas de artistas. Ademais, para grupo/coletivos e comunidades praticantes dos diferentes elementos da cultura Hip Hop do Estado de Goiás. O projeto foi contemplado no Edital da Lei Aldir Blanc 2021.

Segundo o produtor cultural e coordenador desta edição do projeto,Mano CDJ, realizar este evento pela primeira vez em formato Live é bastante desafiador, apesar de sua experiência à frente de um programa de televisão.

“Durante cinco edições anteriores estávamos nas ruas, praças públicas em todas as regiões de Goiânia e já pensávamos em expandir as atividades para outras cidades do estado. Esperamos que em um futuro não tão distante possamos retomar as atividades com a presença do público”, comenta. A Semana da Cultura Hip Hop faz parte do Calendário Oficial do Estado de Goiás, e é comemorada anualmente na primeira semana de dezembro.

Apresentações

Ao todo, foram selecionados 43 artistas para a Semana da Cultura Hip Hop em Goiânia, entre solos, duplas, trios e grupos. Dessa maneira, as lives trão shows dos rappers: NB, Luz Negra, Rakel Reis e Anny Di, Grupo AFAL e a nova voz do rap gospel Ratim Improvável. Ademais, o lendário grupo CL A Posse também volta aos palcos do evento.

Os painéis de grafite terão obras assinadas pelos artistas Aiog, Iowa, Kaly, Gomes, Joka, Ice e Guaná. Já as apresentações de dança de rua terá forte representatividade feminina com as B.girls Fanny e Jéssica Tavares, Kaylla Raquel e Sátila, e Coletivo Papo Delas/Negra Tintas. Além delas, os b.boys Kustela, Ph e Boy Jp, Leleto e João, Coletivo Gangart e Grupo Evolução sustentam o pilar da dança neste evento.

FESTIVAL VIVA O CENTRO

Festival Viva o Centro

DATA: 19 DE DEZEMBRO DE 2021

HORÁRIO: Das 11h às 23h

LOCAL: Rua do Lazer, entre a Rua 3 e a Avenida Anhanguera, Centro, Goiânia-GO

BILHETERIA: Não há cobrança (Evento Gratuito)

Sobre o evento e a programação:

Realizado de forma colaborativa, conta com o apoio de comerciantes da rua e também de outros parceiros, dentre eles a Casa de Cultura da Juventude - Ponto de Cultura e o Programa Hip Hop em Cena.
Outra ação interessante do festival é o projeto “Sanduba do Bem”, que visa produzir e distribuir sanduíches para pessoas em situação de rua, que vivem no centro da cidade.

Para isso, os bares da Rua 8 estarão vendendo fichas para o público do evento. Ao fim do festival, os sanduíches serão produzidos de acordo com o valor arrecadado.

A ação também estará recebendo doações de cobertores e alimentos não-perecíveis, para a mesma finalidade.

O Festival Viva o Centro poderá contar com shows musicais de artistas e bandas goianas. Veja abaixo os nomes confirmados:

União Clandestina / Chá de Gim / Manguejam / Guaraz / Mellinda

 

A programação de cultura urbana contará com:

  • Pista de skate montada pela Ambiente Skate Shop

  • Transmissão ao vivo do Programa Hip Hop em cena, da TV UFG

  • Brechó Caçamba

  • Discotecagem com Coletivo Tropi Kaos

  • Vogue Night: baile em formato de batalhas, que é símbolo do movimento político de resistência e ocupação de espaços públicos pela comunidade LGBTQIA+, de influência norte-americana, chamado BallRoom.