SOBRE NÓS

A Casa de Cultura da Juventude "Instituto Educação Cultura e Vida” é uma ONG sem fins lucrativos, reconhecida pela Rede Cultura Viva do MINC como Ponto de Cultura em 2017 e está a pleno funcionamento desde 2012, no intuito de atender a população dos bairros que compõem a região do Jardim Guanabara, Região Metropolitana de Goiânia e cidades do interior de Goiás.

Em nosso trabalho, buscamos proporcionar ações que visam o acesso da comunidade principalmente aqueles em situação de vulnerabilidade social, proporcionando por meio da promoção da assistência cultural e social às minorias, a difusão do conhecimento e o combate à exclusão, fortalecendo sua autonomia para a efetivação da cidadania, procurando quebrar as paredes invisíveis que separam as periferias dos outros bairros da cidade. Para tal efeito buscamos parcerias com o poder público, com a iniciativa privada e organizações sociais, garantindo o suporte para realização de projetos, programas e serviços de forma abrangente nas áreas de cultura, assistência social, juventude, empreendedorismo, direitos humanos e movimentos de base.

O nosso Ponto de Cultura é composto por colaboradores oriundos de várias regiões da cidade e região metropolitana, que se uniram com a missão de promover, desenvolver, projetar, executar a democratização de acesso, a difusão do conhecimento e o combate à exclusão. Oferecendo cursos e oficinas de arte e cultura gratuitamente para famílias/pessoas de baixa renda, produzindo e disponibilizando semanalmente um conteúdo audiovisual (Programa Hip Hop em Cena “primeiro programa de Hip Hop em uma emissora de TV em Goiás”) que alcança todos os públicos por meio de uma produção que traz uma programação alegre, informativa, cultural e inclusiva. A instituição busca em todas as suas ações criar um espaço para debates críticos sobre a cidadania e o cidadão no processo de geração de novas reflexões acerca dos papeis sociais do contemporâneo. Realizando e participando de eventos sociais e culturais em toda a cidade de Goiânia e no Estado de Goiás, promove o exercício da cidadania por meio dos valores da cultura de paz e respeito à diversidade, contribuindo assim para uma maior justiça social.

A Casa de Cultura da Juventude é referencia para a Cultura Urbana em Goiás organizando, produzindo e apoiando diversos projetos culturais: Túnel Cultural “Túnel do Hip Hop”, Grande Goiânia Hip Hop, Galeria de Arte Urbana da Rua do Lazer (Rua 8, Centro), Galeria do Túnel Jaime Câmara (Av. Araguaia Centro), Galeria do Beco da Codorna (Av. Anhanguera, Centro), Projetos Culturais em Escolas Públicas e outros. A nossa instituição é responsável pela apresentação da proposta de um projeto de Lei direcionado a Câmara dos vereadores de Goiânia para que incluísse no calendário oficial da cidade à Semana da Cultura Hip Hop em Goiânia, projeto esse que foi aprovado na referida Casa de Leis e sancionado pelo prefeito de Goiânia em 2015.

LOGO - SEMANA DA CULTURA HIP HOP.png
EVENTOS

A cidade de Goiânia está entre as 08 capitais Brasileiras que em seu Calendário Oficial incluiu a Semana da Cultura Hip Hop (Lei nº 9.561 de 07 de maio de 2015). E o Estado de Goiás está entre os 07 estados brasileiros que incluíram em seu Calendário Oficial a Semana da Cultura Hip Hop (Lei nº 20.500, de 28 de Junho de 2019). Ambas as Leis foram apresentados pela Casa de Cultura da Juventude nas seguintes Casas de Leis: Câmara Municipal de Vereadores de Goiânia e Assembléia Legislativa de Goiás.

Certificado Cultura Viva - Casa de Cultura da Juventude.jpg
CERTIFICAÇÃO

A Casa de Cultura da Juventude é uma instituição certificada como Ponto de Cultura na Lei Cultura Viva do Governo Federal.
 

 A Lei Cultura Viva é um marco histórico na evolução das políticas culturais. É responsável por transformar o Programa Cultura Viva e sua ação estruturante mais conhecida na Política Nacional de Cultura Viva, os Pontos e Pontões de Cultura.