SOBRE NÓS
A Casa de Cultura da Juventude “Instituto Educação Cultura e Vida” é uma OSC sem fins lucrativos e está a pleno funcionamento desde 2012. Em reconhecimento à sua relevância, foi certificada como Ponto de Cultura pela Rede Cultura Viva do Ministério da Cultura em 2017, declarada de Utilidade Pública em Goiás pela Lei Estadual nº 21.289 e em Goiânia pela Lei Municipal nº 10.782, ambas em 2022. Em 2024, foi selecionada pelo Ministério da Cultura como OSC Celebrante do Programa Nacional dos Comitês de Cultura em Goiás, e ainda, em 2024 foi convidada para compor o Fórum Estadual de Apoio ao Programa de democratização de Imóveis da União - Imóvel da Gente, instaurado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) - Secretaria do Patrimônio da União - Superintendência do Patrimônio da União em Goiás.
Em nosso trabalho buscamos proporcionar ações que visam o acesso da comunidade, principalmente aqueles em situação de vulnerabilidade social, proporcionando por meio da promoção da assistência cultural e social às minorias em um espaço de criatividade e inovação. Oferecemos cursos e oficinas gratuitas em diversas áreas, como arte urbana, música, audiovisual, dança e economia criativa, e produzimos conteúdos como o programa Hip Hop em Cena, o primeiro de Goiás voltado à cultura Hip Hop em uma emissora de TV aberta na região metropolitana de Goiânia desde 2014 com 10 temporadas já vinculadas na TV UFG/TV BRASIL (Canal 15.1), levando uma programação inclusiva e informativa a públicos diversos semanalmente.
A instituição é referência na promoção e valorização da Cultura Urbana no estado de Goiás, integrando a Corporação Nacional das Casas de Cultura Hip Hop, sendo reconhecida como a Casa do Hip Hop Gyn. Entre seus eventos de destaque, está as seis edições da Semana da Cultura Hip Hop em Goiânia, a primeira edição da Semana Estadual da Cultura Hip Hop, criada por meio de uma Lei Estadual, e oito edições do Grande Goiânia Hip Hop, que se consolidou como a principal conferência da cultura Hip Hop no estado. Em uma parceria estratégica, com a Associação Goiana de Grafiteiros de Goiás (AGG) participou de três edições do Festival Beco que promoveu a criação e manutenção da Galeria de Arte Urbana do Beco da Codorna, um dos maiores símbolos do grafite na cidade, realizada pela AGG. Além disso, coordenou juntamente com a AGG a criação da Galeria de Arte Urbana da Rua do Lazer e a Galeria de Arte Urbana no Túnel Jaime Câmara, ambas localizadas na região central da Cidade de Goiânia.
Além disso, na nossa sede contamos com um estúdio corporativo (comunitário), um espaço dedicado a produzir e lançar artistas independentes que muitas vezes não têm condições de gravar e divulgar suas músicas autorais. Essa iniciativa é realizada através do selo Guaná Records, que conta com o trabalho voluntário de produtores comprometidos em dar visibilidade a novos talentos.
O nosso Ponto de Cultura é composto por uma equipe diversa e comprometida, unida pela missão de ampliar o acesso ao conhecimento, fortalecer a autonomia e promover o respeito à diversidade. Guiados pelos valores da inclusão, cultura de paz e justiça social, seguimos transformando vidas e construindo um futuro mais solidário e igualitário.
A CULTURA ORGANIZACIONAL
MISSÃO
Promover acesso à cultura, educação e cidadania para comunidades em situação de vulnerabilidade social, fortalecendo a autonomia de adolescentes, jovens e famílias por meio de cursos, oficinas e ações que combatam a exclusão e valorizem as periferias.
VISÃO
Ser referência em cultura e cidadania nas periferias de Goiânia, Goiás e do Brasil, contribuindo para uma sociedade mais justa, inclusiva e igualitária, inspirada na valorização das identidades locais.
VALORES
Inclusão, diversidade, justiça social, empoderamento, cultura de paz, respeito e sustentabilidade, sempre com compromisso social e parcerias que ampliem nosso impacto transformador.
EVENTOS
A cidade de Goiânia está entre as 08 capitais Brasileiras que em seu Calendário Oficial incluiu a Semana da Cultura Hip Hop (Lei nº 9.561 de 07 de maio de 2015). E o Estado de Goiás está entre os 07 estados brasileiros que incluíram em seu Calendário Oficial a Semana da Cultura Hip Hop (Lei nº 20.500, de 28 de Junho de 2019). Ambas as Leis foram sugeridas/propostas pela Casa de Cultura da Juventude nas seguintes Casas de Leis: Câmara Municipal de Vereadores de Goiânia e Assembléia Legislativa de Goiás.
CERTIFICAÇÃO
A Casa de Cultura da Juventude é uma instituição certificada como Ponto de Cultura na Lei Cultura Viva do Governo Federal.
A Lei Cultura Viva é um marco histórico na evolução das políticas culturais. É responsável por transformar o Programa Cultura Viva e sua ação estruturante mais conhecida na Política Nacional de Cultura Viva, os Pontos e Pontões de Cultura.